quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Resenha

    Esta resenha discute os aspectos que estão relacionados ao Abuso sexual na sociedade. Para obter conhecimento sobre o assunto, o grupo recorreu a diversas fontes de pesquisas. E disponibilizou o material coletado no blog do grupo. Com o propósito de produzir esta resenha, selecionamos os trabalhos de Ballone GJ - Abuso Sexual Infantil, Drª. Luciana Parissoto, e Órgão de pesquisa Revista fatos.
    Com base nos autores, no que eles dizem faremos um resumo descritivo do que os autores citam ou órgãos dizem.

      Para Ballone Gj “Em nível de traços no desenvolvimento da personalidade, o abuso sexual infantil pode estar relacionado a futuros sentimentos de traição, desconfiança, hostilidade e dificuldades nos relacionamentos, sensação de vergonha, culpa e auto-desvalorização, à baixa auto-estimar à distorção da imagem corporal, Transtorno Borderline de Personalidade e Transtorno de Conduta”

     Com base nos fatos mencionados pelo autor, pode-se concluir que. As conseqüências do abuso sexual são delicadas, e ainda mais delicadas, quando o abuso é praticado por um membro da família, por quem deveria proteger a criança ou o adolescente.

      As vítimas crianças ou adolescentes devem ser levadas a um psicólogo assim que seus responsáveis tomam conhecimento dos fatos ocorridos.
       Para a Drª.Luciana Parissoto “As causas do abuso são variáveis. O molestador geralmente justifica seus atos, racionalizando que está ofertando oportunidades à criança de desenvolver-se no sexo, ser especial e saudável, inclusive praticando sexo com a permissão desta. Pode envolver-se afetivamente e não ter qualquer noção de limites entre papéis ou de diferenças de idade.”

      Podemos notar que O assunto deve ser encarado com severidade pois, Proteger as vítima não quer dizer que devamos nos contentar em punir os responsáveis pelo abuso. Mas medidas devem ser colocadas em prática.
     Para o órgão de pesquisa “Revista fatos”, "À hora de revelar o problema é crucial. Depois é preciso dar apoio a criança com uma rede de proteção afetiva. O problema deve ser encarado abertamente no âmbito familiar. Muitas crianças se sentem culpadas pelo abuso. O diálogo supera esse trauma e conscientiza a criança de que ela é vítima”

     Com base em todas as fontes de pesquisas concluímos então que É difícil formar uma idéia das conseqüências deste trauma que são inconstetavelmente patogênico. Mas medidas devem ser colocadas em prática. No entanto não há certeza de que o abuso sexual deixem em todas a crianças, marcas profundas e irreversíveis. Talvez seja mais uma vulnerabilidade, a idade da criança, a repetição e o tipo do abuso, ou o silêncio em torno da criança que fundamenta a gravidade do traumatismo.
     E é a gravidade da importância desse problema que nos estimula a convidá-los para leitura e debate desse tema.

2 comentários:

  1. Olá,
    Estou passando por aqui para visitar o material de vocês. Esta é a etapa final da atividade com o blog sob minha orientação.
    De vez em quando virei visitá-los rsss...

    Informo que o processo de avaliação consta das seguintes etapas:

    Leitura dos relatórios individuais
    Impressão de todos os textos dos blogs
    Leitura dos textos publicados nos blogs
    Coloco comentário geral no último texto publicado.

    Após o recebimento deste comentário geral. As etapas de avaliação foram encerradas.

    Desejo sucesso para vocês e AGRADEÇO a participação de todos vocês na elaboração das atividades propostas durante nosso curso.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Qual o nome dos membros do grupo. Urgente!!!
    abços

    ResponderExcluir