O apoio da família é fundamental no tratamento
Conforme um artigo publicado pela Scielo-Avaliação psicológica em casos de abuso sexual na infância e na adolescência, a experiência do abuso sexual pode afetar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de crianças e adolescentes de diferentes formas e intensidade.Alguns fatores determinaram o impacto do abuso sexual: a idade da vítima e a diferença da idade entre a vítima e o agressor- quanto maior a diferença, mais grave são s conseqüências; o grau de parentesco e proximidade entre o agressor e a vítma-quanto mais próximo, maior o impacto; a topografia do ato sexual-carícias,exibição de órgãos sexuais,penetração ;o grau de violência e ameaças; a duração do abuso e a freqüência dos atos ;as características do contexto familiar e o suporte dado a vítima antes, durante e depois da revelação.
No Brasil, quase não há estudos controlados para avaliar os resultados de tratamento, o que inviabiliza a padronização do procedimento.
Vítimas de abuso sexual possuem uma demanda específica.Apesar de buscarem auxilio psicoterápico para lidarem com os sintomas decorrente do trauma vivido, apresentam elevada resistência em abordar as situações abusivas, podendo demorar mais tempo para estabelecer um vínculo de confiança com psicólogos.
Para Vicente Faleiros,Pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) a criança deve ser ajudada a sair do Trauma ."A hora de revelar o problema é crucial. Depois é preciso dar apoio a criança com uma rede de proteção afetiva. O problema deve ser encarado abertamente no âmbito familiar.Muitas crianças se sentem culpadas pelo abuso.O diálogo supera esse trauma e conscientiza a criança de que ela é vítima".
A informação é precondição da situação.A educação sexual é a melhor maneira de dar essa condição .A educação cria principalmente na menina, a noção de que é ela quem controla o próprio corpo.Não significa que ela evitará abusos, mas se acontecer ela falará com a família.Os pais também devem orientar seus filhos Usar a internet. A lição não fale com estranhos, Vale para o mundo virtual.
Fonte :Revista fatos de 21 de agosto de 2009

Nenhum comentário:
Postar um comentário